#006 - Advent of Code | Brasil vai fazer chips? | 10k no baixo nível!

Semana no baixo nível: atualizações e assuntos que rolaram nos últimos dias na comunidade do desempenho

Muito obrigado por se inscrever!

Advent of Code, hora de programar Link para o cabeçalho

Como diria Simone: Então é Natal, Advent of Code também…

Chegou dezembro e com ele o Advent of Code, evento natalino que consiste em 25 problemas diários que temos que resolver para salvar o Natal! Envolvendo diversos tópicos de programação, e que podem ser resolvidos com qualquer linguagem.

Esse ano é meu primeiro Advent of Code e estou usando para treinar meu Zig.

Além disso estamos compartilhando nossa jornada lá na Comunidade do Desempenho e sofrendo de maneira conjunta.

Lembrando que todas mensagens com spoiler são escondidas por padrão. (só usar /spoiler)

O evento ser conjunto é o que faz toda sua magia, muito bom compartilhar e discutir as questões depois com os colegas, e ver que não é só você que sofre pra resolver.

Brasil vai fazer chips? Link para o cabeçalho

Fabricação de Chips é um assunto de importância de Estado, e isso ficou evidenciado durante a pandemia, com a crise dos chips. Hoje o Brasil está a mercê de outros países, como Taiwan, EUA e China para fabricação de chips não só de alta complexidade (os do seu PC), mas também para tarefas e sistemas dos mais simples (microcontroladores e CIs).

Nessa semana aconteceu a audiência pública CEITEC e a indústria de semicondutores: perspectivas globais e desafios para a inovação no Brasil, onde tivemos discussões sobre o passado, presente e futuro da CEITEC (Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada), a estatal brasileira voltada para a fabricação de chips.

A partir disso surgiu uma longa e frutífera discussão falando sobre os modelos de desenvolvimento pelo mundo, com foco na China, que notadamente conseguiu se industrializar e superar a dependência externa tecnológica em muitas de suas áreas.

Conversa foi tão boa, e tenho tanto pra falar sobre o assunto que quero fazer um vídeo só sobre isso. Para quem se interessa, podem ler as mensagens a partir daqui.

Vale ressaltar que a Unitec, se encontra em recuperação judicial, outra empresa brasileira voltada para fabricação de semicondutores

10k no baixo nível! Link para o cabeçalho

Chegamos a 10.000 inscritos no canal! Em menos de um ano conseguimos reunir mais de 10k pessoas por aqui, além da Comunidade do Desempenho com mais de 700 membros e os 9k seguidores no Instagram.

Comecei a produzir conteúdo de baixo nível porque sentia uma falta do assunto nas redes, nunca imaginei que em tão pouco tempo iria reunir esse número de devs de baixo nível e simpatizantes.

Que nossa comunidade só cresça e possamos espalhar a palavra de C, C++, Zig, Rust, assembly, eletrônica aos quatro ventos!

Natal é época de embarcados Link para o cabeçalho

Além dos presentes e do Advent of Code, outra coisa muito boa de dezembro e Natal são os projetos de embarcados. As casas iluminadas, os LEDS sincronizados ao som da música, tudo vira LED, tudo precisa de um controlador, tudo brilha e deixa não só o programador, mas também as pessoas normais felizes (não, programador não é normal).

Lá na Comunidade do Desempenho é época de compartilhar os projetos, feitos e falar sobre a área técnica por trás disso: embarcados.

Uma das considerações mais comuns na área é a falta de recursos em mão. Isso sempre vira assunto e sempre surpreende quem chega. Como assim não tenho 8Gb de memória pra alocar meu V8? O que dá pra fazer com 2kb de memória?.

Aí entra a magia do baixo nível, onde vemos e admiramos os feitos que os programadores da nossa área conseguem atingir.


Pra quem quer começar, projetos de LED, buzzer e circuitos simples são muito interessantes. Além de aprender bastante, pode mostrar pros familiares na época natalina, logo antes da ceia enquanto toda família discute as mágoas más resolvidas da infância de 50 anos atrás.

Rolou também uma longa discussão sobre RTOS (sistema operacional de tempo real, muito comum em embarcados), dual ou single core, FreeRTOS e as habilidades para embarcar nesse mundo. Convido quem se interessa pelo assunto ler lá no Discord (a partir daqui).

Como é bom ser baixo nível.

No canal Link para o cabeçalho

Como não podia faltar em dezembro, um vídeo introduzindo o que é o Advent of Code.

No mesmo tema, compartilhei as soluções do segundo dia. Foi mais difícil que imaginei, mas no final deu tudo certo.


Os outros dias devem ficar disponíveis para membros, e alguns vou fazer em live.

Para membros Link para o cabeçalho

Estamos quase finalizando a migração do contexto no zRTOS, e agora resta “só testar” se tudo tá certo. Rezemos.

As duas primeiras aulas do mini curso de Zig já fora disponibilizadas. Convido vocês a aprender essa linguagem maravilhosa, e entender o porquê gosto tanto dela (além do que não gosto…).


Os outros dias do advent of code também já estão disponíveis para membros. As soluções são as provas que gambiarra a gente aceita.




Notícias Link para o cabeçalho

  • Audiência pública na câmara sobre CEITEC expõe os caminhos futuros da empresa. Após o governo Lula salvar a empresa da liquidação, iniciada pelo governo Bolsonaro, os rumos e objetivos estratégicos da CEITEC foram retomados. Agora com enfoco na entrada de circuitos de potência, além de projetos futuros para desenvolvimento de memórias e retomada dos contratos quebrados durante a liquidação.
  • Começou o re:Invent2024, maior conferência da AWS. No evento diversos fabricantes e empresas mostram seus mais últimos lançamentos, além das apresentações com tendências do mercado de tecnologia. Vi alguns vídeos com servidores com NVIDIA GB200 e só fiquei passando vontade. Qual tamanho da simulação dá pra rodar naquilo será?
  • Juntando Python e Rust: criador do Pydantic fala sobre seu produto, LogFire. Quem está no ecossistema de Python provavelmente utiliza ou conhece o Pydantic, sistema de tipos que facilita a vida em 1000%. Nessa entrevista o criador do Pydantic fala um pouco sobre a história do projeto, além do seu novo produto para observabilidade em nuvem, o LogFire. Confesso que observabilidade não é meu forte, mas tô curioso pra testar e checar se a qualidade se equipara a do Pydantic.

Redes